Tags

, ,

Bom dia galerinha….

Hoje resolvi falar um pouquinho do conhecido ou não RSVP.
Todos sabem o significado dessa siglazinha? “répondez s`il vous plait”, que quer dizer responda por favor. É a solicitação dos noivos para com os convidados de que respondam ao seu convitem, isto é, confirmem sua presença no evento em questão.
É de bom tom que insiram em seus convites essa informação com o telefone, ou até mesmo e-mail, de sua assessora. Dessa forma, vocês terão como ter “sob controle” sua lista de convidados.
Existem dois tipos de RSVP, o passivo e o ativo. O passivo é aquele que você pede para que o convidado faça contato e responda à seu convite. O ativo é sua assessora quem faz os contatos (por números de convites) e verifica quem confirma a presença e, do convite entregue quantos confirmam. Você talvez precise utilizar ambos, onde primeiramente com o passivo aguarda até certa data, normalmente 30 dias antes, que o convidado faça contato, E então, quem ainda não confirmou, através do RSVP ativo faz contato e confirma os demais.

Vocês devem estar se perguntando, mas todo mundo que confirma vai?! Olha gente, não é uma regra, mas normalmente 15 a 20% de seus convidados estarão ausentes. E ainda 10% daqueles que confirmaram presença não irão.
Repito não é uma regra, é simplesmente uma estatística. Que, claro, varia de acordo com a proximidade que vocês têm de seus convidados. Se a maioria são familiares que estão sempre juntos e na maioria dos eventos todos se encontram, a possibilidade de ter um alto número de ausentes é pequena. Se são familiares de outras cidades, o RSVP será imprescindível. Se são amigos próximos que se encontram sempre, ou aqueles que se falam mais ao telefone ou pela internet…enfim, você saberá melhor que ninguém qual o “estilo” de seus convidados, mas faça o RSVP e fique mais tranquila com seus fornecedores também.

Um beijo e …..dúvida?? comentem

Anúncios